Previous slide
Next slide

OBSTRUÇÃO URETRAL FELINA

 

 OLÁ SOU A DRA TATIANA BELLATINE SCHENDROSKI , MÉDICA VETERINÁRIA CRMV/SP 24.565 COM ESPECIALIDADE EM DERMATOLOGIA VETERINÁRIA. 

Esse Mês de Setembro vou falar sobre os Felinos. 

Sabemos que Cães e Gatos não são iguais, deste a anatomia até ao comportamento. 

Tutores de Gatos sabem o quanto eles são especiais e diferentes, dividem opiniões entre eles e sabem o quanto são fortes e ao mesmo tempo delicados. 

Existem algumas doenças que acometem os gatos, principalmente os machos, e hoje vou falar sobre uma doença em específico, a: 

Obstrução Uretral Felina. 

Essa doença acomete tanto as Fêmeas quanto os Machos, porém, os Machos, são mais propensos a apresentarem a forma obstrutiva, devido a disposição anatômica da uretra longa e estreita. 

Os felinos são naturalmente predispostos à formação de cálculos devido a capacidade que a espécie tem de concentrar a urina. Isso se deve em muito pela baixa ingestão de água, tendo como consequência diminuição do volume urinário e da frequência de micção. 

A obstrução uretral consiste no gato não conseguir fazer xixi, apresentando principal sintomas como ir várias vezes a caixa de areia, ficar tentando fazer xixi e no mesmo momento começa a miar, porém, esse miado é bem diferente de quando ele está feliz ou relaxado, é um miado de dor e a posição anatômica na caixa de areia também muda quando ele está obstruído, podem ainda apresentar vômitos. 

Outra característica é o gato começar a fazer xixi fora da caixa de areia, em vários pontos da casa, o qual nunca fez antes, isso acaba sendo um aviso ao tutor de que seu gatinho não está bem. 

Essa doença acomete principalmente os Felinos castrados, tendo a importância de uma ração de excelente qualidade de preferência sempre uma Super Premium que ajuda no PH urinário. 

Os quadros de obstrução uretral são considerados emergenciais na clínica de pequenos animais e o tratamento, que consiste na desobstrução e correção dos efeitos sistêmicos devem ser rápidos, pois as consequências para o paciente podem ser graves e permanentes, podendo evoluir para o óbito. 

Abaixo segue uma foto de como identificar quando seu gatinho ou gatinha estiver obstruído. 

 

ATENÇÃO.: Qualquer sinal de dificuldade urinária do seu gatinho (a) deverá leva lo URGENTEMENTE AO MÉDICO VETERINÁRIO DE SUA CONFIANÇA, pois, esse quadro pode piorar a saúde dele e evoluir ao Óbito.

DICAS DA DRA TATIANA para o seu gatinho ter uma vida saudável:

-Mantenha a caixa de areia sempre limpa.

-Mantenha vários potes de água espalhados pela casa, alguns gostam de Fonte de água.

-Mantenha uma ração de excelente qualidade de preferência uma Super Premium.

-Se tiver mais que um gato em casa, aumente o número de caixa de areia pela casa, e mantenha sempre limpa.

 Dra Tatiana Bellatine Schendroski , médica veterinária CRMV SP 24.565 especialista em dermatologia veterinária. 

 

Formada a 15 anos pela UNIFEOB São João da Boa Vista/SP e com pós graduação em dermatologia veterinária em 2019 pela faculdade Qualittas em Campinas/SP. 

Realiza atendimentos volantes em clinicas e hospitais veterinários de SBO e Limeira e atendimentos em domícilio. Ao final da matéria você saberá aonde me encontrar. 

A partir desse mês teremos matérias do dia a dia dos nossos filhos de 4 patas. 

 

 ATENDIMENTOS CLINICOS E DERMATOLÓGICOS

(19) 99287.7933 

Previous slide
Next slide
Previous slide
Next slide
Previous slide
Next slide
Previous slide
Next slide
Previous slide
Next slide

Todos os direitos reservados 2022 – Fofocando Propagandas