O Dia do Estudante é celebrado em 11 de agosto por ter sido nessa data, no ano de 1827, que o Imperador D. Pedro I instituiu os dois primeiros cursos de ensino superior nas áreas jurídica e social a serem oferecidos no Brasil.
Na ocasião, os cursos de Ciências Jurídicas e Ciências Sociais passaram a ser oferecidos na Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco, e na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, em São Paulo.
Vale lembrar que esses não são os primeiros cursos de graduação a serem regulamentados no Brasil. Antes disso, em 1808, outras instituições já aceitavam alunos para a realização do ensino superior.
No entanto, a escolha por celebrar o Dia do Estudante em 11 de agosto se deu pela importância que as Ciências Jurídicas tiveram na história da educação em nosso país.
O Dia do Estudante é celebrado desde 1927, quando o advogado Celso Grand Ley propôs a criação da data, em um evento que celebrava os 100 anos dos cursos de Direito no Brasil.
Dez anos depois, em 1937, a mesma data foi escolhida para a criação da União Nacional de Estudantes (UNE), instituição que protege os direitos e os deveres dos estudantes de nosso país.
Todos os direitos reservados 2021 – Fofocando Propagandas